Conhecida como a estação da beleza, retratada por artistas pintores.
Saímos do calor do verão para uma queda gradativa de temperatura, ventos mais fortes e aquela característica neblina matinal.
No nosso dia a dia, essa virada de estação torna as noites mais longas, devido a transição para o inverno.
A época é conhecida como “tempo de colheita”, pois recolhemos os frutos que o sol forte do verão cultivou, mas também é tempo de poupar, para nos preparar para a próxima estação fria, o inverno.
Devido às características da temperatura nesta época do ano, o Outono fornece alimentos que favoreçam a interiorização. É tratada como uma estação que inspira beleza, mas também a melancolia e a transição entre um acontecimento e outro, sendo considerado por muitos como um tempo de mudança.
Segundo as medicinais ancestrais (que são baseadas em observação), as estações tem características, e o outono apresenta o frescor , a leveza e a secura, os ventos afetam a nossa saúde, época que exige maior cuidado em relação ao próprio corpo, à sua alimentação.
É um momento que apresentamos epitélios mais secos, tanto externo (pele) como internamente (pulmões). Ficamos mais introspectivos e sensíveis. Para não cair nas armadilhas do outono, mantenha-se hidratado, os chás neste momento são ótimos, use-os também na pele quando perceber que está muito ressecada, infusão de calêndula é ótima.
Boa época para consumir raízes, tubérculos e sementes que são ricos em minerais para cuidar da pele, cérebro, rins e estruturas importantes como ossos e dentes. Priorize alimentos de coloração branca e temperos mais picantes, como gengibre, alho, nabo, cebola e pimentas.
Alguns alimentos considerados da época do outono 🙂
Frutas: tangerina, mamão, limão, laranja, kiwi, goiaba, pêra, abacate, banana, maracujá, maçã;
Legumes: abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, ervilhas, inhame, mandioca, milho-verde, mandioquinha, mostarda, nabo e rabanete;
Verdura: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis, couve, erva-doce, espinafre, repolho, rúcula e salsão.
Quer entender mais sobre passar o outono com saúde física através do uso da a alimentação, ervas e especiarias?
Entre em contato que terei ficarei muito feliz em te ajudar.