Muitas vezes pensei em desistir da Nutrição. Não me via simplesmente orientando o que comer. No modo tradicional, com cálculos de macronutrientes. Como sempre, queria saber a história da pessoa que estava a minha frente, entender suas dificuldades, ajuda-la a encontrar um bem-estar dentro da alimentação. Mas, não entendia como. Infelizmente a faculdade não ensina a como lidar com o paciente.
Em um desses momentos que descobri a fitoterapia. Foi paixão, curiosidade a mil. Estudar cada planta, cada efeito, cada solução. A história de cada planta, formas de poder auxiliar meus pacientes.
Foi um momento muito especial no meu caminho na Nutrição. Me aproximou mais do que entendo ser o melhor caminho na medicina, na saúde. Fiz, cursos, especializações. Me encantei e até hoje entendo que a natureza nos entrega tudo. Um presente de Deus.
Continuei no meu caminho, ainda com dúvidas, muitas dificuldades. Mas a cada dia entendendo que meu lugar é no servir. Ajudar. A cada pessoa que eu atendo e vejo a mudança, a alegria do outro em estar melhor, com saúde, auto estima (em doses certas) me alimenta.
Mas ainda sentia o buraco. Algo faltava. E pensei mesmo em desistir. Teve um momento da minha vida que pensei em largar tudo, mudar de país. Explorar. Não aconteceu. Mas encontrei outra forma de explorar.
Em 2017 fiz uma viagem despretensiosa para Registro, na Rota do Chá. A intensão era de passeio mesmo. Fui com a minha mãe e foi uma delícia. Uma nova descoberta. Foi lá que escutei pela primeira vez que existia a profissão de sommelier de chá. E mais uma vez, foi paixão, curiosidade. Estudei muito, fiz o curso, li muito, gastei muito. Fiz workshop. Mas foi nesse estudo que voltei para algo que sempre me incomodou na nutrição e mesmo na fitoterapia. Meu grande objetivo é ver a alegria da pessoa no caminho para o seu bem estar e saúde. E a profissão sommelier me trouxe esse resgate.
Poxa, não era só indicar chás, ervas, tinturas e extratos, era o prazer da pessoa na experiência. E mais uma vez foi lindo! Me encantou, me trouxe pessoas muito especiais e muitos desafios nesse caminho. Nunca sai da Nutrição e ao mesmo tempo, sempre pensava ”Não quero vincular a minha imagem a Nutrição tradicional” (sem ofensa a qualquer pessoa), mas entrega de cardápio, receitas era pouco no que eu acredito ser a verdadeira nutrição. Nutrir é com alimento, mas com as experiencias associadas, as pessoas, os sentidos. Nutrimos o corpo, a mente e a alma.
E lá estava eu, gostando de tudo, pensando em todas essas experiencias, mas ainda sem saber como ser mais certeira no meu caminho da Nutrição. Não sabia ainda se esse seria o meu caminho.
Em 2018 estava com um projeto de mudar de cidade, vida e buscava uma forma de ainda me manter na nutrição, mesmo sem ter a certeza de que era isso que eu queria fazer. Meu projeto era começar a atender online. E buscava uma forma de conseguir trabalhar, ajudando as pessoas. Antes da pandemia, não se podia atender 100% online e eu buscava formas de mudar. Foi nesse ano que fiz o curso de Coach em Saúde e Bem-Estar e muitas dúvidas e dificuldades que eu não sabia que tinha foram sanadas. Como ajudar a pessoa no processo. A conseguir atingir a tão sonhada vida saudável. Foi com esse curso, associado aos meus conhecimentos em Nutrição comportamental que meu trabalho mudou. A forma que eu abordava os pacientes mudou. Eu tinha ferramentas e tranquilidade para auxiliar na mudança dos comportamentos e com isso toda a Nutrição fez sentido.
Hoje eu sei que quero continuar como Nutricionista. Auxiliar cada um otimizar e mudar seu estilo de vida e assim descobrir como é bom ter saúde.
Vejo que muitas pessoas se acostumam tanto com um lugar ruim, que mesmo com tantos sintomas e sinais seguem, mas que poderiam estar muito melhores.
E esse é o meu maior objetivo, ajudar a cada um a mudar seu estilo de vida com a alimentação, com a nutrição.